Mark Bustos, o barbeiro solidário

Pobreza e Exclusão Social22 Agosto, 2014

Mark Bustos é cabeleireiro. Para além do seu trabalho remunerado, Bustos passa todos os domingos a oferecer cortes de cabelo a pessoas sem-abrigo que aceitem os seus serviços

Mark Bustos, o barbeiro solidário

Mark Bustos é cabeleireiro num salão de luxo de Nova Iorque. Mas além do seu trabalho remunerado, Bustos passa todos os domingos a oferecer cortes de cabelo a pessoas sem-abrigo que aceitem os seus serviços.

Bustos partilha as fotos do seu trabalho de voluntariado no Instagram. Nas imagens podemos ver os homens já arranjados e com um sorriso de agradecimento.

De acordo com o jornal online Huffington Post, Bustos pratica esta ação de solidariedade desde 2012 nas ruas de Nova Iorque mas também já esteve na Jamaica e na Costa Rica a oferecer os seus serviços.

Ao lado das imagens, o cabeleiro deixa breves legendas sobre a pessoa fotografada. Num dos casos, Bustos conta que, a primeira coisa que o homem disse após o corte de cabelo foi: «Sabe de alguém que esteja a contratar?». «Apetece-me começar de novo», terá dito um outro sem-abrigo.

Bustos tem já mais de 160 mil seguidores no seu Instagram que admiram e incentivam o seu trabalho. «Adoro o que fazes, é amoroso e inspirador. Continua. Muito amor da Argentina», diz uma das seguidoras do cabeleireiro.

«Adoraria começar um movimento inspirado no que fazes. Sou esteticista talvez possa começar a oferecer limpezas faciais ou a distribuir protetor facial às pessoas que vivem na rua», diz outra seguidora.