A angariação teve por base uma campanha que decorreu em nove superfícies comerciais, visando repor o «stock» das três lojas solidárias locais
Sónia Paixão, vereadora de Acção Social da autarquia, revelou que a iniciativa superou as expectativas iniciais», fazendo um balanço bastante positivo.
«Conseguimos angariar mais de 17 mil bens, o que equivale a pouco mais de 10 toneladas. Face à atual conjuntura estimávamos um valor próximo das sete toneladas, mas felizmente conseguimos superar esse valor», afirmou, com satisfação, a responsável.
Em Abril deste ano a autarquia tinha já realizado uma campanha semelhante, durante a qual conseguiu, inclusive, angariar mais alimentos (15 toneladas, no total), mas, segundo Sónia Paixão, desde então, a situação económica dos portugueses tem vindo a «degradar-se muito».
«Durante esta recolha ouvimos várias considerações das pessoas. Umas diziam que davam porque não sabiam se amanhã seriam elas a precisar e outras diziam que desta vez não podiam dar, ou que davam menos, porque entretanto tinham ficado desempregadas», contou.
Actualmente, a Câmara de Loures presta auxílio a cerca de 400 famílias carenciadas nas suas lojas solidárias de Sacavém, Moscavide e Camarate.
Só no segundo trimestre deste ano, foram encaminhadas para o estabelecimento de Sacavém 212 famílias com necessidades de apoio alimentar. Já a loja de Moscavide, que abriu portas em Setembro do ano passado, prestou apoio a cerca de 100 agregados familiares. Quanto à de Camarate, tem garantido o apoio permanente a 67 famílias desde Fevereiro deste ano.