A Associação Pais-em-Rede vai lançar, no próximo 22 de outubro, a 3ª coleção de livros infantis sobre crianças com necessidades educativas especiais. Três autores bem conhecidos assinam as histórias
Baseados em meninos reais, estes livros pretendem explicar às crianças o que são as síndromes de Asperger, Pitt Hopkins e Morsier, de uma forma compreensível e enquadrada no dia-a-dia escolar.
Isabel Minhós escreveu a história do Eduardo, um menino com síndrome de Asperger, que Vasco Gargalo ilustrou, retratando episódios da sua vida, onde o que é fácil para os outros é difícil para si, e vice-versa.
Rita Ferro redigiu a história do Miguel, que vive com síndrome de Morsier, e Rita Vasconcellos deu-lhe cor, retratando também a sua incrível família.
Por fim, Rui Zink e Paula Delecave cuidaram da história da Matilde, uma menina com a raríssima síndrome de Pitt Hopkins, narrando a aventura do seu dia-a-dia, no qual tem de vencer grandes obstáculos.
Nos dois anos anteriores, a Pais-em-Rede lançou a 1ª e 2ª coleções, um total de seis livros, fruto de uma rede voluntária de artistas e profissionais que se solidarizam com a causa e a 1ª coleção vendeu 10.000 exemplares, enquanto a segunda vendeu 5.000. O valor das receitas foi utilizado pela Associação no fortalecimento da rede de núcleos em todo o país e na criação de respostas inovadoras inclusivas.
O lançamento destes três livros está marcado para o próximo dia 22 de Outubro às 18 horas, no Museu da Eletricidade.
A Pais-em-Rede é uma associação formalizada em 2008, a partir de um grupo de pais dispostos a lutar pela inclusão dos seus filhos com deficiência e que recentemente foi agraciada com o estatuto de ONGPD Nacional constituindo-se em parceiro social na área da deficiência.
Saiba mais sobre o trabalho da associação em www.paisemrede.pt