O intuito é defender as crianças e adolescentes vítimas de bullying e o evento de lançamento será dia 29 de Fevereiro na Universidade de Harvard
Em comunicado, Gaga garante que a fundação vai ajudar os jovens a «explorar as melhoras maneiras de alcançar e criar uma nova cultura de bondade, coragem, aceitação e capacitação». A cantora tem sido uma defensora assumida da tolerância, foi eleita a personalidade mais filantrópica de 2011 e sempre fez questão de transmitir, mensagens anti-bullying nos seus espectáculos, em entrevistas e também nas redes sociais.
Em Dezembro de 2011, Lady Gaga chegou mesmo a reunir-se com Barack Obama para partilhar as suas experiências e dar dicas sobre a erradicação da intolerância entre os jovens.
A Fundação «Born This Way» vai centrar-se em questões como «a auto-confiança, o bem-estar, o anti-bullying, a orientação e o desenvolvimento de carreira e de defesa», transmite o comunicado. O principal objectivo é mostrar à juventude uma sociedade nova e corajosa, na qual cada indivíduo é aceite e amado como «a pessoa que nasceu para ser».