A iniciativa é do IES — Instituto de Empreendedorismo Social e da Fundação Calouste Gulbenkian, numa parceria com a Social Finance UK. etem como objetivo incentivar a criação de um mercado de investimento social em Portugal e no mundo lusófono,
O lançamento teve lugar esta quinta-feira na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, e foi acompanhado de duas sessões práticas abertas aos interessados.
O Laboratório de Investimento Social pretende ser uma referência na área do investimento social, procurando difundir as melhores práticas internacionais e estudar a sua aplicabilidade à realidade do nosso país.
Além disso, vai também intermediar a relação entre as organizações do setor social, empreendedores sociais e setor público, com o objetivo de injetar princípios de eficiência, inovação e sustentabilidade no terceiro setor.
A equipa do Laboratório de Investimento Social é liderada por Filipe Santos — docente do INSEAD desde 2003 e presidente do Conselho Estratégico do IES, que contará com o apoio de António Miguel — que coordena o Laboratório de Investimento Social do IES e integra a equipa da Social Finance UK — e de Joana Cruz Ferreira — analista e investigadora deste laboratório.
Esta equipa irá trabalhar nas diversas fases da cadeia de valor de um projeto de investimento social, desde a fase de conceção e viabilidade até à implementação de projetos no terreno, contando com o apoio de parceiros nacionais e internacionais nas diferentes áreas de atuação.