A Fundação está disponível para apoiar os 93 hospitais públicos nos mais variados planos. Intervém em situações tão diversas como a realização de obras de renovação do serviço de pediatria de um hospital, o apoio a cirurgias no estrangeiro, a aquisição de equipamentos clínicos, o acompanhamento do processo de legalização de pais imigrantes para que possam estar presentes no projeto de vida dos filhos. O objetivo é, sempre, apoiar crianças cuja hospitalização tem razões eminentemente sociais.
A Fundação do Gil surgiu quando o então presidente do Conselho de Administração da Parque Expo, António Mega Ferreira, foi convidado para fazer parte da Comissão de Honra de um Congresso no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, e tomou conhecimento da existência de crianças com vários anos de internamento ? sem laços familiares ou com famílias que não tinham condições para garantir os tratamentos de que necessitavam.
Entretanto, já Guilherme Magalhães, administrador da Parque Expo, tinha defendido que o Gil fosse aproveitado e registado de forma a criar uma Fundação que tivesse um intuito social. Juntos acharam que aquele podia ser o caminho, procuraram o Ministro da Solidariedade Social, Eduardo Ferro Rodrigues, e com o seu apoio, a Parque Expo e o Instituto para a Segurança Social instituíram a Fundação do Gil.