Os programas são levados a cabo pela UNICEF e pela Save The cHildren
No nosso país, a IKEA tem como intuito reunir 125 mil euros através desta campanha que decorre em todas as lojas da marca de norte a sul de Portugal. Entre o dia 1 de novembro e o dia 24 de dezembro, por cada peluche ou livro infantil vendido, a IKEA compromete-se a doar um euro aos projectos dedicados às crianças.
Indo já na sua nona edição, esta iniciativa tem o objectivo global de atingir os 12,65 milhões de euros apenas este ano. Desde 2003, já permitiu angariar 47,5 milhões de euros, canalizados para a melhoria das condições de vida e de educação de mais de 8 milhões de crianças em 45 países.
Em Portugal, além da campanha dos peluches, a marca vai também repetir a iniciativa paralela da doação de peluches a crianças hospitalizadas, à semelhança do que foi feito em 2011. Para o efeito, a IKEA convida todos os seus clientes a doar, até 24 de dezembro, um peluche IKEA extras nas lojas, logo depois da linha de caixas.
Posteriormente ao dia 24, a marca reúne todos os peluches doados e encarrega-se da sua entrega às crianças internadas em 10 hospitais portugueses durante a quadra natalícia. Os hospitais beneficiados serão a Maternidade Alfredo da Costa, Dona Estefânia, IPO de Lisboa, Garcia de Orta, S. João, Pedro Hispano, Santo António, Maternidade Júlio Dinis e Hospital de Faro.
Em 2011, esta iniciativa, na altura na sua primeira edição, permitiu angariar e distribuir 1400 peluches entre crianças internadas em 9 hosptais de todo o país.
A campanha de peluches foi apresentada no dia 31 de outubro, no Hospital de São João, no Porto, e conta este ano com o apadrinhamento do Professor Doutor Sobrinho Simões.
Os fundos angariados através desta iniciativa e doados à UNICEF são direccionados para o projeto «Escolas para África», uma iniciativa desta entidade que visa proporcionar uma educação de qualidade às crianças da Etiópia, Burkina Faso, Madagáscar, Mali, Moçambique, Nigéria, África do Sul e Malawi. Já os fundos angariados e doados à Save The Children destinam-se a apoiar projectos educativos para crianças vulneráveis, incluindo minorias étnicas e crianças com deficiência e necessidades especiais no Camboja, Vietname, Indonésia, Mianmar, Filipinas, Lituânia e Roménia.