A IKEA Portugal, no âmbito do Fundo IKEA Colabora III, acaba de eleger as 50 escolas portuguesas, do 1º ciclo do ensino público, vencedoras de um prémio total de 50 mil euros – a dividir igualmente por cada escola – com o objetivo de melhorar os seus espaços escolares.
Mais de 100 escolas fizeram parte desta iniciativa da IKEA, que questionava às crianças «O que mudavas na tua escola para gostares ainda mais dela?” e lançava um desafio ao nível da sustentabilidade. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, através da DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares).
â??Já sabíamos que as crianças eram criativas, mas não imaginávamos que fosse possível recebermos propostas e ideias de reciclagem, de reutilização e recuperação de recursos tão fantásticas. Estamos muito contentes com os projetos desenvolvidos pelos mais de 5 mil alunos portugueses e que vão agora receber 1.000€ por escola, para renovarem um espaço comum, tornando-o mais confortável e inspirador para brincadeiras e aprendizagens», refere em comunicado a responsável de Comunicação e de Sustentabilidade da IKEA Portugal, Ana Teresa Fernandes.
De Guimarães a Estremoz, de Espinho a Azeitão, são 50 escolas básicas públicas e cerca de 5 mil alunos que podem agora implementar e desfrutar de um novo espaço escolar, remodelado com produtos IKEA.
O Fundo IKEA Colabora foi lançado em 2009 e consiste num donativo, no valor de 50.000€, atribuído a entidades sem fins lucrativos que se proponham desenvolver um projeto social relacionado com educação, saúde, situação económica de risco ou exclusão de crianças. Nas duas primeiras edições, foram premiadas a ACAPO, em 2010, e a Ajuda de Mãe e Hospital Dona Estefânia, em 2012. Este ano, 2014, o Fundo IKEA Colabora foi direcionado para as escolas básicas públicas.
s