Este valor foi repartido por 47 projectos e representa um aumento de 44% face ao montante doado no ano anterior (45 milhões de euros) e beneficiou crianças em mais de 30 países através da diversas organizações, das quais se destacam o ACNUR, a Half the Sky, a UNDP, a Save The Children e UNICEF
A Ikea Foundation presta apoio a inúmeros projectos a longo prazo, com o intuito de propiciar mudanças positivas e duradouras na vida das crianças e dos seus familiares, ajudando-as na luta contra a pobreza e na caminhada para um futuro melhor.
Entre as iniciativas apoiadas o ano passado, destaca-se o programa de 3 anos do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, que tem como intuito responder às necessidades de 120.000 refugiados no Corno de África. No total, o compromisso da IKEA Foundation em doar 45 milhões de euros foi o maior alguma vez feito por uma empresa privada ao ACNUR.
A Campanha de Peluches IKEA, em colaboração com a UNICEF e a Save The Chidren, também angariou, em 2011, cerca de 11,4 milhões de euros, destinados à educação de qualidade para crianças carenciadas.
Os programas desenvolvidos nas zonas de produção de algodão na Índia e no Paquistão sobre os Direitos das Crianças, com o objectivo de os reforçar e combater a prática do trabalho infantil, ascenderam os 11,3 milhões, em 2011.
Além do apoio a estes projectos através de doações monetárias, a fundação faz também doações de produtos Ikea para ajudar famílias que foram alvo de desastres naturais.