Já são conhecidos os finalistas do concurso FAZ – Ideias de Origem Portuguesa. Reabilitar espaços desocupados ou diminuir os desperdícios alimentares são algumas das sugestões. A seleção não foi fácil. O presidente de júri, o professor do INSEAD Filipe Santos, admite que a tarefa exigiu muito esforço, graças à qualidade dos projetos que «demonstram o […]
Já são conhecidos os finalistas do concurso FAZ – Ideias de Origem Portuguesa. Reabilitar espaços desocupados ou diminuir os desperdícios alimentares são algumas das sugestões.
A seleção não foi fácil. O presidente de júri, o professor do INSEAD Filipe Santos, admite que a tarefa exigiu muito esforço, graças à qualidade dos projetos que «demonstram o melhor da criatividade e solidariedade do povo Português: são ideias inspiradas e inspiradoras para um Portugal melhor», apresentadas pelos 75 candidatos, originários de 16 países.
O FAZ é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian. O vencedor será conhecido a 6 de junho. Para já, os dez finalistas vão participar no bootcamp de Empreendedorismo Social IES powered by INSEAD, para começarem a pôr os projetos em prática.
Conheça os finalistas:
FRUTA FEIA
Reaproveitar as frutas e legumes que não entram no circuito comercial devido às normas europeias de normalização
MENTES EMPREENDEDORAS – TALENTO E LIDERANÇA JUVENIL PARA A COMUNIDADE
Motivar os jovens do ensino secundário para porem em prática as suas ideias e para desempenharem papéis de liderança
IMAGIN’OPORTO
Reabilitação de espaços urbanos na cidade do Porto
RÉS-DO-CHÃO
Inventar funções alternativas para o comércio tradicional para dinamizar as cidades
ORQUESTRA XXI
Reunir músicos portugueses com carreira internacional para uma tournée pelo país e atividades pedagógicas com estudantes
DAR A VOLTA À RUA
Recuperar as atividades ao ar livre nas áreas urbanas
ENTRE CIDADES… ESTÃO AS ALDEIAS!
Reabilitação de aldeias como espaços (quase) autossuficientes
SABEDORIA VINTAGE
Mobilizar os idosos para partilharem o seu conhecimento com a restante sociedade civil
EM-REDE
Apoiar grupos de desempregados ajudando-os a reorientar a sua vida profissional
CASA DO VAPOR
Criar um espaço de encontro que promoverá workshops, conversas, exposições, performances, música, teatro, entre outras atividades na Cova do Vapor, Almada.