«Histórias Com Gente Dentro» – Palavras de Marine Antunes

Comunidades7 Junho, 2013

Chama-se Marine Antunes, tem 22 anos de idade e teve um linfoma há quase dez anos. Como ex-doente, mulher, comediante, criou o Projeto «Cancro com Humor»

«Histórias Com Gente Dentro» – Palavras de Marine Antunes

«Tive cancro aos 13 anos. Sempre o vivi de uma forma positiva e otimista e daí querer fazer algo pelos outros. Tive medo, claro que tive medo, mas recordo-me que os melhores momentos eram quando me ria ou quando fazia rir os outros.

Há uns anos, trabalhei numa produtora a fazer programas de humor. Como estudei comunicação social, queria escrever. Fiz guiões e fiz stand up comedy. Quando surgiu a ideia de fazer um blogue chamado cancro com humor, percebi que podia ajudar os outros e então tornou-se uma causa. AInda por cima, permite-me receber o feed-back na hora. Dizem-me que é uma ótima companhia e que é aquilo que os anima. Quem está internado, diz mesmo que o melhor momento do dia é quando vai ao blogue.

É verdade que também recebi críticas, como se isto fosse alguma desvalorização da doença, mas isso não é verdade. Acontece que a minha perspetiva é ao contrário: o doente é o herói, a doença é que é o inimigo. Assim, quero levar-lhe humor, valorizá-lo. Aliás, valorizá-los, aos meu carequinhas, que é como lhes chamo, com muito carinho. Dou sempre o exemplo do António Feio. O cancro nunca tomou conta dele.»

Chama-se Marine Antunes, tem 22 anos de idade e teve um linfoma há quase dez anos. Como ex-doente, mulher, comediante, criou o Projeto «Cancro com Humor».
Marine Antunes explica que decidiu criar este projeto uma vez que durante todo o processo utilizei o humor como arma e ferramenta de ajuda.
O projeto aborda o cancro de uma perspetiva humorística ? Marine procura testemunhar com humor e ainda dar dicas e exercícios que ajudem os doentes a serem doentes bem dispostos e mostrar que «é possível rir disto».

«Numa primeira fase, criei o blogue, a página de divulgação do projecto, que está a ter uma ótima receção, tanto da parte dos leitores não doentes como dos doentes. As pessoas gostam, essencialmente, da nova abordagem que é dada ao tema e da forma diferente de como é falado. Tenho ainda recebido bastante feedback de pessoas que acreditam neste projeto como ajuda na forma de lidar com a doença e com as frustrações «, diz.

Para o futuro, Marine gostaria de, «numa segunda fase, através da oralidade, interagir diretamente com os doentes, criando, dessa forma, uma corrente de positividade e humor porque acredito na mais-valia das palavras e do poder das mesmas».

Marine Antunes é licenciada em Comunicação Social, trabalhou numa Produtora de Comédia, como comediante, guionista e produtora; tirou o Curso de Stand-Up Comedy, atuou em bares, empresas e programas de TV. Atualmente trabalha neste projeto porque acredita na «sua total viabilidade»

Clique aqui para aceder ao blogue da Cancro com Humor

Visite a página Cancro com Humor no Facebook.