A Fundação Calouste Gulbenkian volta a lançar o programa Ideias de Origem portuguesa. Uma desafio na área do empreendedorismo social para todos os portugueses que têm ideias, talento e vontade de fazer mais e melhor
Depois de ter recebido centenas de candidatos na última edição, o Ideias de Origem portuguesa volta agora a convocar todos os que, apesar da distância, desejam participar na construção de Portugal, através de uma cidadania ativa, envolvente e participativa.
O objetivo é encontrar e promover projetos nas áreas do Ambiente e Sustentabilidade, Inclusão Social, Diálogo Cultural e Envelhecimento.
Para participar, basta ter vontade de implementar um bom projeto de inovação social, juntar uma equipa de três pessoas que inclua pelo menos um português ou lusodescendente residente no estrangeiro, ter um discurso poderoso e convincente ? e fazer um vídeo com o mesmo.
Depois passar a palavra e manter as pessoas atualizadas e envolvidas e promover o debate. A melhor ideia ganha com a contribuição de todos.
O período de candidaturas à primeira fase do concirso decorre até 31 de março. As ideias pré-seleccionadas pela organização serão anunciada até 19 de abril. As equipas serão depois acompanhadas durante a preparação para o Bootcamp IES, que decorrerá de 3 a 5 de junho.
O Bootcamp IES trata-se de uma formação intensiva com a duração de 48 horas, com formadores de excelência internacionais, baseada num modelo inovador que permite aos participantes desenvolver o conceito e desenho de novas iniciativas de empreendedorismo social, definir os seus modelos de negócio e planos de implementação.
A 6 de junho será conhecido o grande vencedor.