A Fundação Calouste Gulbenkian lança mais uma edição do Programa de Estímulo à Investigação, que distingue anualmente os melhores projectos de investigação científica em Portugal
O principal objectivo do programa é estimular os mais novos a desenvolver projectos criativos e com qualidade no âmbito das disciplinas básicas da matemática, física, química e ciências da terra e do espaço.
Destinado a investigadores portugueses até aos 31 anos e que possuam no mínimo a licenciatura, o Programa de Estimulo à Investigação da Fundação Gulbenkian vai seleccionar, através de concurso público e de um júri, os trabalhos de investigação científica mais relevantes a serem desenvolvidos em centros de investigação portugueses.
Os vencedores, que vão ser conhecidos a 30 de Novembro, verão os seus trabalhos publicados e vão receber um total 12.500 euros de apoio, 2.500 euros para o investigador e 10 mil para a instituição de acolhimento, com o intuito de suportar os encargos da investigação durante um ano.
Este ano as áreas científicas abrangidas pelo Programa são: Geometria diferencial, geometria algébrica, análise algébrica; física das nanoestruturas e as suas aplicações; novos materiais na química; e ciência da terra: geofísica, riscos naturais e recursos minerais imersos.
Os candidatos têm até dia 25 de Setembro para apresentar as suas candidaturas, bastando para isso preencher o formulário disponível no site da Fundação Calouste Gulbenkian.