Uma carrinha convertida vai até às aldeias da vila de Mesão Frio, em Vila Real, para disponibilizar aulas de ginástica e sessões de fisioterapia às populações locais, em especial os mais idosos.
«Este projeto pioneiro no país» parte para a estrada graças ao apoio do programa PRODER, no âmbito da candidatura do projeto pela Santa Casa.
O anúncio foi feito por Alberto Pereira, provedor da Misericórdia local e presidente da Câmara de Mesão Frio.
Serão abrangidas todas as aldeias do concelho. O veiculo é composto por material de fisioterapia e equipamento de ginástica, procurando incidir essencialmente «nos mais desfavorecidos e desprotegidos».
«Assim, evitamos que as pessoas com dificuldades económicas, quer para alugar um táxi, quer para alugar uma ambulância, tenham que se deslocar para terem acesso a essas mesmas atividades», sublinhou Alberto Pereira.
O responsável informou que a carrinha tem ainda outra particularidade: possui um coberto que pode ser estendido em caso de chuva, permitindo atividades ao ar livre.
A aquisição do veículo terá um investimento de 90 mil euros, comparticipados em 60% por fundos comunitários. Além disso, a Misericórdia local está igualmente a transformar uma escola desativada em Barqueiros num lar com centro de dia e apoio domiciliário para aumentar a capaciade de resposta social em Mesão Frio, um investimento avaliado em 250 mil euros que vai criar 15 postos de trabalho na região.
Num concelho onde a viticultura é o principal meio de sustento para tantos, a crise tem tido consequências devastadores, por exemplo, em termos de taxa de desemprego, superior a 26 por cento.
A Misericórdia de Mesão Frio emprega atualmente cerca de 100 pessoas e apoia aproximadamente 350 utentes.