Fundação Gulbenkian em projecto de reabilitação urbana

Inovação Social3 Abril, 2012

Este projecto, que visa a recuperação das zonas mais envelhecidas da invicta, foi o vencedor da primeira edição do FAZ – Ideias de Origem Portuguesa, uma iniciativa da Fundação Gulbenkian e da Fundação Talento, que tem o propósito de combater o abandono do centro da cidade, reabilitando prédios devolutos a custo zero e sem quaisquer fins lucrativos

Fundação Gulbenkian em projecto de reabilitação urbana

Para concretizar esta ideia, o projecto conta com a colaboração de estudantes internacionais de arquitectura e engenharia. São eles que executam os projectos e que se responsabilizam por toda a parte de logística. Além disso, os professores universitários também colaboram, supervisionando a reabilitação.

 

A Fundação Gulbenkian refere, em comunicado, que o projecto de José Paixão foi o escolhido, entre as 203 ideias que concorreram ao FAZ, devido à sua «originalidade, inovação, impacto social e sustentabilidade». Pretende-se que a concretização desta ideia estimule a reabilitação urbana do Porto e possa vir a ser aplicado a outras cidades.

 

O protocolo será assinado também pela CM do Porto, pela Porto Vivo ? Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, pela Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto, pelo Instituto de Empreendedorismo Social e pelo mentor da ideia, José Paixão.