O objectivo é que o vencedor do concurso seja conhecido durante ainda durante este mês, para que os trabalhos se iniciem em Novembro
Os trabalhos de construção desta ponte, que representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, decorrerão em duas frentes: a primeira compreende os trabalhos de terraplanagem e de preparação dos terrenos onde irá assentar a estrutura metálica; a extensão da ciclovia de Telheiras até ao local da ponte; e a construção de todos os acessos relevantes ao local. A segunda é a construção das peças em estaleiro, dado que se trata de uma estrutura modular.
Os trabalhos arrancam em Novembro, sendo que a montagem da ponte no local deverá ocorrer ao longo do segundo trimestre de 2012 prolongando-se por poucas semanas.
O projecto da ponte é da autoria de Telmo Cruz e Maximina Almeida, do gabinete de arquitectura MXT. Este foi escolhido através de um concurso de ideias lançado pela Fundação Galp Energia no âmbito da Experimenta Design – EXD?09, com o lema ?Pontes para um futuro mais positivo?.
O responsável pela execução do projecto é António Adão da Fonseca, que esteve envolvido em projectos de engenharia tão complexos como a Ponte Vasco da Gama, o Oceanário de Lisboa ou a Casa da Música, no Porto, entre muitos outros projectos em Portugal e no estrangeiro.
Este projecto enquadra-se no protocolo que a Fundação Galp Energia estabeleceu com a Câmara Municipal de Lisboa em 2009, no âmbito do plano de mobilidade e ?Estrutura Ecológica de Lisboa ? Plano Verde? da CML, que visa promover formas de mobilidade mais sustentável na cidade.