O «EDP Solidária 2016» o maior programa privado de investimento social nacional, para auxiliar as áreas da saúde, inclusão social e educação
Criado em 2004, o maior Programa privado de investimento social em Portugal, visa apoiar projetos que promovem a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades em situação vulnerável ou em risco de exclusão social, através de um apoio anual de 2,1 milhões de euros.
Em 2016, o «EDP Solidária» volta a estar estruturado em três grandes programas: saúde, inclusão social e educação.
O apoio na área da saúde irá centralizar-se na área dos Cuidados Paliativos de adultos, na melhoria e reabilitação de instalações degradadas ou aquisição de equipamentos médicos.
A nível da área da inclusão social serão selecionados projetos que tenham como causa principal situações que sejam reconhecidamente relevantes, especificamente intervenções que promovam a inclusão social.
Na área da educação serão atribuídas bolsas de estudo a estudantes universitários de mérito em situação de carência social.
«Mais do que o investimento financeiro que este Programa representa, o que é realmente importante são as situações reais e as histórias dos cerca de meio milhão de pessoas cujas vidas melhoram significativamente graças aos projetos que apoiamos.», refere Miguel Coutinho, administrador e diretor geral da Fundação EDP.
As candidaturas decorrem de 2 a 15 de maio, e de 27 de junho a 17 de
julho, para os projetos de inclusão social e saúde, respetivamente.
Na última década, a Fundação EDP deu apoiou cerca de 300
projetos em todo o país, num investimento global superior a 9 milhões de
euros.