A Fundação EDP vai doar equipamentos clínicos e outros bens no valor de cerca de um milhão de euros a quatro hospitais públicos que atuam na área da saúde oncológica
A Fundação EDP vai doar equipamentos clínicos e outros bens no valor de cerca de um milhão de euros a quatro hospitais públicos que atuam na área da saúde oncológica contribuindo para a criação de dois centros de excelência pioneiros no tratamento de diversas patologias oncológicas.
IPO Lisboa, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Hospital de Santo António (Porto) e Hospital Garcia de Orta (Almada) são as quatro instituições às quais a Fundação EDP está a doar equipamentos clínicos e outros bens, bem como a promover obras de renovação de instalações.
No IPO Lisboa, a intervenção da Fundação EDP e da Fundação Claude e Sofia Marion permitiu renovar a sala de espera do Pavilhão de Medicina, bem como vários gabinetes médicos, onde todos os anos passam doentes no âmbito de mais de 200 mil consultas.
Esta reestruturação permite oferecer melhores condições de conforto aos doentes oncológicos e seus acompanhantes e melhores condições de trabalho aos profissionais do IPO de Lisboa, com mais-valias na qualidade dos serviços prestados.
Ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra será doado um equipamento pioneiro em Portugal destinado ao tratamento de tumores oftalmológicos, contribuindo assim para a criação de um Centro Nacional de Tumores Oculares, evitando o encaminhamento de doentes oncológicos para a Suíça, como até então se verifica.
Ao Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, a Fundação EDP vai doar um equipamento designado por O-Arm, que é o primeiro a chegar a um hospital público nacional. Este equipamento permite um maior rigor nas intervenções ciríºrgicas, com particular relevo nas situações de tumores cerebrais e da coluna.
Esta doação, à qual se associaram a Fundação Claude e Sofia Marion e o Comendador Rui Nabeiro, vai apoiar o HGO na criação de um Centro de Tumores Cerebrais da Península de Setúbal.
Ao Hospital de Santo António, no Porto, foi doado mobiliários destinado à farmácia oncológica e a uma sala para explicação das consequências da quimioterapia a doentes sujeitos a esse tratamento.
Esta iniciativa da Fundação EDP surge na sequência do Programa de Informação e Prevenção Oncológica destinado aos colaboradores do grupo EDP que enfrentam, a título pessoal ou no seu círculo próximo, situações de doença oncológica.