Fundação EDP disponibiliza ?1,5 milhões para projetos sociais

Investimento Social21 Junho, 2013

A Fundação EDP divulgou os 51 projetos sociais vencedores do Prémio EDP Solidária, com uma verba de 1,5 milhões de euros, valor que triplicou face a 2012, «devido ao atual contexto económico e social»

Fundação EDP disponibiliza ?1,5 milhões para projetos sociais

O Prémio EDP Solidária é um programa anual que tem como objetivo o apoio a projetos que melhorem a qualidade de vida de pessoas socialmente desfavorecidas, a integração de comunidades em risco de exclusão social e a promoção do empreendedorismo social.

«O programa EDP Solidária não é um donativo, é um investimento. E o retorno que temos é um retorno social, medido através dos impactos gerados», afirmou o administrador-delegado da Fundação EDP, Sérgio Figueiredo.

Foram recebidas 1.211 candidaturas oriundas de instituições de solidariedade social, cooperativas, federações e confederações de todo o país.

Os vencedores foram selecionados por um júri dividido por várias categorias: Desenvolvimento Comunitário e Social, que contou com a seleção de João Lobo Antunes, Educação e Capacitação, a cargo de Maria de Lurdes Rodrigues, Hortas Solidárias, analisadas por Luís Valente de Oliveira, Inclusão pela Arte, examinadas por José António Pinto Ribeiro.

Foram ainda selecionados projetos de desenvolvimento socioeconómico, escolhidos por Sérgio Figueiredo. O júri, presidido por António de Almeida, presidente da Fundação EDP, contou também com a presença de Fernando Ruas, Padre Lino Maia, Manuel Lemos e Luís Alberto Sá e Silva.

Em nove edições, a Fundação EDP já apoiou 171 projetos em todo o país, beneficiando diretamente mais de 650 mil pessoas, afirma a Fundação EDP.

A Associação de Apoio à Vítima (APAV), a Re-Food 4 Good e o projeto Transformers são alguns dos vencedores.

Clique aqui e conheça, um a um, os 51 projetos vencedores do Programa Edp Solidária 2013.