Agora,o apoio é à Orquestra Geração, um instrumento de inclusão social que estimula a integração de crianças desfavorecidas através do ensino musical
Além de aprenderem sobre música, os alunos são ainda incentivados a desenvolver a pontualidade, a persistência, a disciplina e a capacidade de trabalho em equipa. José Pacheco, director do agrupamento de escolas de Murça, no qual se insere a Orquestra Geração, apoiada pela Fundação EDP, garante que «a filosofia da orquestra tem a ver com alunos carenciados e alunos com problemas de integração na escola e no agregado familiar».
O director explicou ainda como surgiu o projecto nesta localidade, depois de Mirandela ter sido contemplada com a orquestra geração no ano passado: «Soubemos do projecto ocasionalmente e contactámos a Fundação EDP. Eles foram muito prestáveis! Fizemos a candidatura, fundamentando que somos uma localidade do interior com bastantes problemas sócio económicos e que, através da música e da harmonia que ela contempla, queríamos tentar conseguir que os alunos com problemas tivessem melhor sucesso educativo e, ao mesmo tempo, facilitar a integração deles na escola».
No total, os jovens da Orquestra Geração receberam 15 violinos, seis violas d’arco, seis violoncelos e dois contrabaixos.