Fundação EDP apoia exposição «O corpo e a linha 2013»

Mecenato13 Março, 2013

A mostra «O corpo e a linha 2013», de Sérgio Pombo, está em exibição no Teatro da Politácnica até 27 de Abril, e conta com o patrocínio da Fundação EDP.

Fundação EDP apoia exposição «O corpo e a linha 2013»

João Pinharanda, consultor artístico da Fundação EDP e autor do texto da folha de salade «O corpo e a linha 2013», considera que o artista realiza no seu trabalho uma «procura no corpo, como os gregos (por vezes evocando o corpo de ulisses e a sua viagem iniciática), de elementos que lhe permitem reerguer os templos da feliz coincidência entre a natureza e os homens, entre os homens e os deuses».

Sérgio Pombo é um pintor português que nasceu em 1947, catalogado de praticar o hiper-realismo. Conta com uma carreira de quatro décadas com obras representadas em coleções como a do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Ministério da Cultura, Museu de Arte Contemporânea, Caixa Geral de Depósitos, Parlamento Europeu e numerosas coleções particulares.

No site dos Artistas Unidos, Jorge Silva Melo, fundador do Teatro da Cornucópia (1973/79), além de autor e crítico, escreve que «a pintura de Sérgio Pombo – pintura, desenho, com figuras ou sem, a pintura que nele tudo é pintura, irredutivelmente pintura, mesmo quando é escultura – é tão brilhantemente viva que ofusca, é tão desassombrada que nos assalta o equilíbrio, sofre, o dia em que nasci morra e pereça, dizia Job, amaldiçoa-nos – mas promete-nos o humano, o humano presente, o humano simplesmente, a vida de hoje, esta, sufocantemente bela na sua crueza rápida, na sua imensa solidão».

Os visitantes poderão visitar a exposição às terças e sextas-feiras, a partir das 17 horas, e aos Sábados a partir das 15 horas.