Fundação EDP apoia EcoGerminar

Fundações5 Abril, 2012

A ideia surgiu através de Marco Domingues, de 34 anos, que desenvolveu a criação do selo do Comércio Solidário e Sustentável (CSS) na sua tese de mestrado

Fundação EDP apoia EcoGerminar

«Queremos valorizar os produtos regionais e contribuir para as pessoas consumirem de forma mais sustentável», explica Marco, coordenador do projecto e presidente da EcoGerminar.

 

Para receberem o selo do CSS, os produtos têm de cumprir inúmeras regras: 75% das matérias-primas utilizadas têm de pertencer a fornecedores que se localizem a menos de 100km de distância de Castelo Branco, por exemplo.

 

Depois da certificação dos produtos agroalimentares e de artesanato, Marco Domingues sentiu a necessidade de colocá-los à venda, de um modo acessível a todos. Assim surgiu a ideia das mercearias solidárias, que têm ainda como objectivo dar emprego a pessoas desempregadas. «Qualquer desempregado que tenha acesso ao microcrédito ou que possa receber o subsídio de desemprego por inteiro pode investir na loja, e contar com o nosso apoio ao nível do modelo de negócio, e da rede de contactos», explica Marco.

 

Em Castelo Branco é, precisamente, uma pessoa que estava desempregada que vai ficar à frente da loja. No entanto, qualquer pessoa pode associar-se ao franchising solidário, como lhe chama Marco, recuperando o a afectividade que faz parte do encanto das típicas mercearias.