A Fundação Bill e Melinda Gates está a investir 74 milhões de euros através do programa Grand Challenges Explorations para incentivar os cientistas a focar-se nos desafios da saúde global.
Lançado em 2008, o programa de apoio à pesquisa Grand Challenges Explorations já financiou mais de 850 pesquisadores em mais de 50 países.
Este está aberto a qualquer pessoa de qualquer disciplina, de alunos a professores titulares, e de qualquer organização – faculdades, universidades, laboratórios governamentais, instituições de pesquisa, organizações sem fins lucrativos e empresas com fins lucrativos.
“O pensamento inovador é essencial para superar os desafios mais persistentes da saúde global. As vacinas começaram a ser desenvolvidas há mais de 200 anos porque pensadores revolucionários adotaram uma abordagem inteiramente nova para a prevenção de doenças”, pode ler-se no comunicado do programa.
A iniciativa usa um processo ágil e rápido para conceder financiamento, através de um formulário de duas páginas e sem necessidade de dados preliminares. As solicitações são enviadas online e os candidatos são escolhidos em aproximadamente cinco meses.
Cada projeto poderá levar para casa 100 mil dólares e podem concorrer a um financiamento adicional de 1 milhão.