Fundação Buehler-Brockhaus financia restauro

Mecenato4 Março, 2013

Um casal alemão, da Fundação Buehler-Brockhaus, decidiu restaurar o painel de azulejos do mercado do livramento, que tinha sido parcialmente destruído após a queda de uma parede, em fevereiro de 2012

Fundação Buehler-Brockhaus financia restauro

Admiradores confessos do painel de azulejos azuis e brancos de Pedro Jorge Pinto, que representa as lides da pesca, do sal, da lavoura e do próprio mercado, os dois decidiram apoiar financeiramente a recuperação daquele património cultural da cidade.

“Chegámos em 2006, com uma inclinação para as questões culturais de Portugal e sobretudo de Setúbal. Pensámos instituir uma fundação e conseguimos a instalação em 2008”, disse à agência Lusa o presidente da Fundação, Hans-Peter Buehler.

Foi possível recuperar cerca de 85 por cento dos azulejos, mas cerca de 1.700 tiveram de ser substituídos por réplicas, que já estão a ser colocadas juntamente com os azulejos recuperados.

“Pensámos que a recuperação da parede [do mercado do Livramento] era uma ocasião fantástica de ajudar. E Setúbal tem uma coisa atraente. É como o amor. Não se sabe exatamente porquê, mas julgo que é a sua arquitetura, a paisagem, a serra e tudo o mais”, acrescentou Marion Buehler-Brockhaus.

Além desta ação a Fundação já financiou também a escultura colocada à entrada do renovado Fórum Luísa Todi, entre outras.