Fundação apoia investigação sobre cancro da bexiga

Fundações8 Outubro, 2013

A Fundação Europeia Astellas doou 150 mil dólares a uma equipa de especialistas de Coimbra para continuar a investigação sobre o cancro da bexiga.

Fundação apoia investigação sobre cancro da bexiga

«Avaliar o efeito anti-tumoral da terapia adoptiva com células Natural Killer no tratamento do carcinoma da bexiga» é objetivo da equipa do Laboratório de Farmacologia e Terapêutica Experimental (LFTE) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)/Instituto Biomédico de Investigação da Imagem e Luz (IBILI).

«Pretendemos com este trabalho vir a contribuir para o desenvolvimento de uma nova abordagem terapêutica baseada na imunoterapia com potencial de aplicação no tratamento do carcinoma da bexiga», afirmou, ao jornal SOL, Célia Gomes, coordenadora do estudo.

O apoio de cerca de 110 mil euros da Fundação Astellas foi ganho num concurso em que participaram 67 projetos, oriundos de 18 países. «Este montante vem na hora certa, pois vai permitir avançar para uma nova fase do trabalho».

Esta é a primeira vez que a instituição lança um apoio nesta área. Um apoio que complomenta a subvenção da fundação para Urologia Funcional/Uro-Ginecologia, atribuído anualmente desde 2006.