A exposição Vidas Nossas, promovida pela Cáritas Diocesana de Coimbra, está enquadrada no aniversário do Centro de Alojamento Temporário Farol, que apoia pessoas em situação de exclusão social.
Por isso mesmo, o fotógrafo António Figueiredo quis captar os rostos de quem fica nas margens da sociedade sofrendo, diariamente, a indiferença de quem por eles passa.
António Figueiredo, repórter do Diário de Coimbra, resolveu acompanhar o dia-a-dia dos utentes do Farol: “o que me chamou mais a atenção foi a grande indiferença que se nota nas pessoas, ao passarem por um sem abrigo ou um mendigo, o desprezo é quase total.
As pessoas passam sem olharem para ninguém, quase como uns autómatos, ligados em piloto automático com o seu programa do dia-a-dia, indiferentes ao mundo que as rodeia. Daí as minhas imagens tentarem mostrar essa indiferença da sociedade com a captação de momentos onde vemos um mendigo a pedir a sua esmola e as pessoas a passarem sem ligarem nada”, explicou o fotógrafo.
A exposição pode ser visitada no emblemático Café Santa Cruz, na baixa de Coimbra, até dia 16 de setembro. Depois, segue para o Coimbra Shopping (de 17 a 20 de setembro), Teatro Académico Gil Vicente (de 22 de setembro a 3 de outubro), Dolce Vita de Coimbra (de 4 a 18 de outubro), Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (20 a 31 de outubro) e Cáritas Diocesana de Coimbra durante o mês de novembro.
A iniciativa também procura passar uma mensagem de esperança através de casos de sem-abrigo que saíram da rua e das pessoas que os ajudaram. A exposição pretende combater a indiferença e estimular a responsabilização social.