Durante quatro semanas, uma equipa de 15 pessoas da Estímulo, uma ONG para o Desenvolvimento, está a fazer sete mil quilómetros em território moçambicano, para distribuir bens de primeira necessidade
Durante quatro semanas, de 27 de abril e 27 de maio, uma equipa de 15 pessoas da Estímulo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, está a fazer sete mil quilómetros em território moçambicano, para distribuir bens de primeira necessidade pelas populações carenciadas. Tudo à boleia de duas pick up.
A missão parte de Maputo rumo às dez províncias de Moçambique com outro objetivo: contactar com crianças, jovens, mulheres e professores e sensibilizarem-nos para os dois pilares do desenvolvimento das sociedades, que são a educação e a formação.
Através da sua interação com as comunidades, os voluntários da Estímulo tentarão capacitar os principais agentes sociais, em especial as mulheres, para a produção de rendimentos, a transformação de alimentos e a sua comercialização.
Não descurando a alimentação e a saúde, as «pick-ups» da Estímulo vão carregadas de produtos de higiene pessoal e materiais de primeiros-socorros, que serão repartidos pelos membros da comunidade com acesso limitado a estes equipamentos.
A ligação às instituições locais tem sido determinante para a identificação das necessidades e da melhor forma de chegar às pessoas. A Missão que a Estímulo realizou em 2012 foi um passo importante para a consolidação de laços com os agentes do poder local e para a implementação das estratégias, que vão agora ser desenvolvidas.