Espaço t e os novos Passaportes da Felicidade

Angariação de Fundos11 Junho, 2013

O Espaço t apresenta os Embaixadores Espaço t que terão como missão chamar a atenção e divulgar o trabalho desenvolvido pelo Espaço t. A estes rostos será associado um rosto de um utente do Espaço t

Espaço t e os novos Passaportes da Felicidade

Nomes como Anamar, Carla Ascenção, Carlos Coelho, Carlos Magno, Cláudia Jaques, Cristina Avides e Zé Pedro, Helder Reis, Helio Loureiro, José Pinto da Costa, José Rodrigues, Katty Xiomara, Luís Filipe Menezes, Manuel Pizarro, Maria Geraldes, Mário Cláudio, Odete Patrício, Paulo Cunha e Silva, Rui Moreira, Rui Reininho, Ruy Silva, Susana Camelo, darão a cara por este projeto.

A estes rostos será associado um rosto de um utente do Espaço t. A campanha será difundida em todos os meios de comunicação social (televisão, rádios, jornais e revistas), bem como no site institucional em www.espacot.pt e nas redes sociais.

Será criado o site «Mundo da Felicidade», onde para além da venda dos Passaportes da Felicidade, divulgar-se-á o conceito e exemplos de felicidade, para além de registos de pessoas anonimas ou não que queiram partilhar as suas experiencias de Felicidade. Os passaportes estarão à venda durante todo o ano por um euro e o objetivo será «criar receitas».

Os Embaixadores da Felicidade, irão assim promover e divulgar esta iniciativa, que pretende angariar fundos para a instituição, tendo como mote a replicação da Felicidade.

O Espaço t surge num contexto social no qual a necessidade de novos instrumentos no combate à exclusão se torna premente.

Um grupo de profissionais das áreas da saúde e das artes mobilizaram conhecimentos e sobretudo muito empenho para a criação de uma realidade sustentada por um objetivo primordial: o combate à exclusão social adotando a arte, linguagem das emoções, como um instrumento privilegiado de comunicação.

Assim, em 1994, nasceu o Espaço t ? Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, desde Março de 1998, uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de saúde.

Ao fomentar a criatividade como linguagem comum, o Espaço t pretende despertar nos seus (suas) alunos(as) uma participação social ativa, consciente e livre. Desta forma, o trabalho que é desenvolvido diariamente nas instalações desta instituição agrega diferentes áreas de intervenção interrelacionadas.

Realizamos atividades que pretendem ser um meio de promoção para o desenvolvimento positivo da auto-estima e do auto-conceito das pessoas que procuram o Espaço t.

Mas quem são estas pessoas? Sobretudo são aquelas que, quer por doença, física ou mental, quer por qualquer outro motivo, estão emocionalmente fragilizadas, e todas aquelas que simplesmente querem aprender uma nova linguagem artística.

Atualmente conta com cerca de 500 alunos, alguns com problemas de toxicodependência, outros seropositivos, outros portadores da síndroma de Down, doentes do foro psiquiátrico e também os ditos «normais».

Interessa contudo salientar que o Espaço t, e o «t» significa todos, é um espaço aberto que não se restringe a um grupo delimitado, tendo unicamente como alvo o ser humano.