São cada vez mais as pessoas em situação de pobreza extrema. Cerca de 20% da população mundial vive com menos de um dólar por dia (cerca de 0,74 cêntimos)
São cada vez mais as pessoas em situação de pobreza extrema. Cerca de 20% da população mundial vive com menos de um dólar por dia (cerca de 0,74 cêntimos), 850 milhões passam fome e 30 mil morrem de causas diretamente relacionadas com a pobreza. Esta informação foi divulgada hoje, 17 de outubro, pela Cáritas, numa data em que se assinala o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza.
«Erradicar a pobreza extrema» é um dos oitos objetivos do milénio fixado pelas Nações Unidas e deve ser cumprido até 2015.
O objetivo definia que o número de pobres no mundo tinha de ser reduzido para metade. Fernando Nobre, presidente da AMI — Assistência Médica internacional -, disse à Lusa que «estamos longe de poder atingir esse objetivo e, possivelmente, a situação de pobreza irá ainda agravar-se», suportando a sua afirmação na situação de crise financeira global.
Para o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca a erradicação da pobreza será «uma miragem» se não existir uma «vontade firme» dos políticos em resolver o problema. Este é «um compromisso assumido pelas Nações Unidas e que tem sido sucessivamente desrespeitado pelos países que maior contributo poderiam dar», disse à Lusa.
O desemprego é, a par com as rígidas medidas de austeridade estipuladas nos últimos anos, a principal causa do aumento do número de pessoas nesta situação.