O apoio chama-se Fundo de Inserção Profissional EPIS
O Fundo poderá abranger cerca de 200 jovens e atingir um valor de 250 mil euros até ao final de 2013, montante que vai começar a ser disponibilizado já em Outubro.
O objectivo deste fundo é, de acordo com o comunicado da EPIS, «dar apoio a cerca de 200 jovens que, tendo um histórico de insucesso ou abandono escolar muito marcado, e estando em programas de EPIS com boa dedicação e resultados, queiram optar por uma via profissional no momento em que completam o 9º ano de escolaridade e atingem os 18 anos».
A EPIS pretende centrar este apoio nos concelhos onde mantém programas de capacitação para o sucesso escolar ou de combate ao abandono escolar, com jovens do 2º e 3º ciclos, «pois é nessas comunidades que consegue identificar os jovens de modo adequado e trabalhar em parceria com as escolas na abordagem às empresas locais». Esses concelhos incluem Matosinhos, Paredes, Pampilhosa da Serra, Amadora, Sesimbra e Setúbal, prevendo-se, o alargamento, em setembro, ao Porto, Sintra, Évora e São Brás de Alportel, entre outros.
Regra geral, os estágios terão a duração de 6 meses, com uma remuneração mensal de 419,22 euros, equivalente ao Indexante de Acção Social, sendo que 50% são comparticipados pela EPIS e 50% pela entidade empregadora-formadora, que deverá ainda assegurar o subsídio de almoço e as contribuições para a segurança social.