Quando entregar o seu IRS aproveite e doe parte do dinheiro que iria para os cofres do estado, para a conta bancária de uma instituição. Um pequeno gesto que pode melhorar a vida de muitos
Quantas vezes já perguntou “para onde vai dinheiro dos meus impostos?” Se quiser, pode ir diretamente para uma instituição de solidariedade social. Esta é uma medida que não tem qualquer custo adicional para o contribuinte e uma boa forma de apoiar projetos que visam a melhoria das condições de vida dos que mais precisam.
A lei permite que cada contribuinte destine 0,5 do valor de IRS liquidado em cada ano a uma instituição da sua escolha. Esta não implica o pagamento de mais impostos, apenas que o valor do IRS liquidado seja destinado à instituição escolhida em vez de se diluir noutras rubricas do Orçamento de Estado.
Quando estiver a preencher a sua declaração de IRS, basta abrir o anexo H – Benefícios Fiscais e Deduções – e no campo 901 do quadro 9 acrescentar o NIPC de uma qualquer entidade de utilidade pública.
Para saber quais as entidades a quem pode fazer a sua doação este ano consulte a Lista homologada das instituições.