A rede de agências de viagens Top Atlântico apresentou, no passado mês de maio, o seu novo panfleto de viagens, desta vez de voluntariado e aventura
Os pactos estão em vigor pela primeira vez e destinam-se a todos os que querem fazer umas férias diferentes, sendo solidários e integrando-se verdadeiramente nos destinos para onde viajam.
África, Ásia e América Latina são alguns dos destinos disponíveis. Quanto às viagens, a sua duração pode oscilar entre uma e doze semanas, com actividades que vão desde o cuidar das crias de leões ou tigres à aprendizagem de música e danças tradicionais, passando pelo trabalho em comunidade rural ou pela visita a projectos de solidariedade, com contributos para a preservação ambiental de reservas ecológicas.
Apesar de não terem um preço muito acessível (os pacotes oscilam entre os 1.999 euros e os 2.649), esta é a iniciativa ideal para quem quer espairecer e ajudar ao mesmo tempo.
Por outro lado, a AMI tem já, há vários anos, um projecto de turismo solidário: a Aventura solidária. As inscrições para a próxima jornada, com destino à Guiné-Bissau, já estão abertas e têm partida marcada para o dia 23 de Novembro e regresso para 1 de Dezembro.
Pode inscrever-se através do endereço: aventura.solidaria@ami.org.pt.
Os custos aplicados variam conforme os destinos e as durações. No caso da Guiné-Bissau, aplica-se um valor de 505 euros de donativo e 1.695 de despesas logísticas.