A ideia surgiu do Gabinete de Acção Social do Porto, uma Organização Não Governamental de voluntários que desenvolvem projectos de educação e de cooperação para o desenvolvimento
Comprar prendas para oferecer aos noivos é quase sempre uma tarefa complicada, especialmente se esses noivos já viverem juntos há algum tempo. A pensar nisso, surgiu esta ideia inovadora: que as oferendas recebidas pelos noivos sejam canalizadas para apoiar os projetos a que o GAS Porto se dedica em Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste.
Na prática, no final da cerimónia, o casal pode converter o dinheiro recebido em donativos ou patrocínios e os convidados têm direito a um certificado, como símbolo da sua solidariedade, e a ver um vídeo sobre o projecto humanitário apoiado.
Os noivos podem, desde logo, anunciar, no convite, a existência de uma lista de casamento que beneficie uma causa, que pode ir desde os idosos, aos portadores de deficiências, às crianças, à defesa dos animais, passando pela protecção do meio ambiente. O apoio pode também ser dado a uma instituição em concreto.