A iniciativa insere-se no Programa ECO EDP e é desenvolvida em parceria com a Fundação EDP e a ENTRAJUDA. O financiamento está a cargo do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
O intuito é conseguir sensibilizar a população para a eficiência energética, ajudando na poupança na factura da electricidade e contando com a colaboração de instituições de apoio social por todo o país para fazer chegar, às famílias, as lâmpadas económicas.
Serão distribuídas 1.000.000 lâmpadas em Portugal Continental, sendo que a oferta contempla pacotes de 40 lâmpadas economizadoras para as instalações das diversas IPSS e pacotes de 4 lâmpadas para as respectivas famílias.
Instalando as novas lâmpadas, que consomem menos 80% de energia do que as «normais» e que podem durar até 8 vezes mais, as instituições e as famílias vão reduzir os custos da sua factura de energia.
De acordo com a EDP, esta acção vai permitir poupar a energia equivalente àquela que é consumida por mais 93 mil famílias portuguesas num ano inteiro, evitando ainda as emissões de mais de 22 mil toneladas de CO2.Com esta acção, os custos energéticos evitados ascendem a mais de 34 milhões de euros.