Com a Fundação EDP, a empresa reforça o compromisso do Grupo com o imperativo de cidadania que tem assumido ao longo da sua existência e traduz uma preocupação de afirmação de modernidade e de apoio às causas relevantes em Portugal, complementando, assim, o papel do Estado face ao terceiro sector
O Portal da Filantropia partiu à descoberta dos principais projectos filantrópicos que a Fundação EDP tem agendados para este ano:
Inspirado no programa nacional ?EDP Solidária?, o ?EDP Solidária Barragens? é uma iniciativa anual que visa apoiar projectos que têm por base a melhoria da qualidade de vida e a integração de pessoas ou comunidades em risco de exclusão social, especificamente nas regiões e concelhos onde a EDP se encontra, neste momento, a desenvolver projectos de aproveitamentos hidroeléctricos. Um montante total de 300.000? foi doado a projectos dos municípios abrangidos pela construção e reforços de potência das barragens Picote, Bemposta, Baixo-Sabor, Foz-Tua, Fridão e Alvito, resultante das duas primeiras edições (2009 e 2010 respectivamente).
A ?Orquestra Geração? é um projecto de inclusão social que junta, através da paixão pela música, crianças carenciadas. A ideia é inspirada num modelo nascido na Venezuela há 38 anos e já mudou por completo a forma de viver de milhares de crianças: alunos afectados pelo insucesso escolar são, deste modo, incentivados a desenvolver valores como a disciplina, a pontualidade, a persistência e o trabalho em equipa, entre outros.
Em Portugal, o projecto arrancou em 2007 com acções desenvolvidas no Casal da Boba, na Amadora, e tem vindo a ser alargado a outras localidades. A Fundação EDP, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Ministério da Educação, a Escola de Música do Conservatório Nacional e as Câmaras Municipais das cidades envolvidas têm sido as entidades. Em 2009 a Fundação EDP celebrou um protocolo com as escolas de música, reconhecidas pelo Ministério da Educação, das regiões de Fridão e Tua, para a implementação do programa nas regiões onde a EDP irá construir novas barragens. A primeira réplica do projecto nestas regiões teve lugar em Amarante.
O programa resulta de uma parceria entre a Fundação EDP e a Fundação Benfica, com o objectivo de combater o absentismo e melhorar a assiduidade e os resultados escolares de crianças e jovens em risco, entre os 6 e os 16 anos.
Depois de um projecto-piloto que juntou 100 crianças na área da Amadora, este projecto, do qual a Fundação EDP se assume como Mecenas principal, irá agora desenvolver-se noutras regiões, em articulação com os agrupamentos escolares e será desenvolvido com especial incidência nas áreas onde a EDP está a realizar os novos investimentos hidroeléctricos.
A par de inúmeras actividades desportivas, desenvolvidas numa lógica de integração social, o “Para ti Se Não Faltares” vai também implementar programas nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, português e matemática.
Trata-se de um projecto que fomenta a inclusão social e a igualdade de oportunidades entre géneros, o desenvolvimento de competências individuais e sociais e a orientação para o mérito.