«É Preciso Ter Lata!» – Uma causa ímpar contra a fome

Comunidades26 Março, 2015

O projeto internacional que alia a solidariedade e a criatividade, está de regresso a Portugal, pelo terceiro ano consecutivo, e é apadrinhado por Fernando Alvim, Ana Galvão, Joana Latino

«É Preciso Ter Lata!» – Uma causa ímpar contra a fome

O projeto internacional que alia a solidariedade e a criatividade, está de regresso a Portugal, pelo terceiro ano consecutivo, e é apadrinhado por Fernando Alvim, Ana Galvão, Joana Latino, Miguel Neiva e pelos LIKEarchitects.

Pela primeira vez a decorrer no Estádio Municipal de Braga, a iniciativa arranca a 27 de março com a maratona de construções e prolonga-se entre os dias 28 de março e 1 de abril com a exposição aberta ao público.

Com o número de escolas participantes a crescer a cada edição, a iniciativa conta este ano com 22 equipas inscritas, provenientes de todo o país, às quais se juntarão mais 7 apuradas através de concurso regional.

À semelhança dos anos anteriores, cada equipa terá como missão a construção de enormes esculturas, recorrendo a latas de conservas (cheias). Após a exposição, as construções serão desmanteladas e as latas entregues a instituições de solidariedade ou a projetos comunitários indicados pelas escolas participantes.

O número elevado de esculturas faz, desta edição, o maior evento Canstruction® jamais realizado na Europa. De salientar também a participação de Bordalo II e da equipa da Escola Artística Soares dos Reis, como artistas convidados, os quais irão construir duas mega esculturas, à margem do concurso, uma com 20.000 latas de atum e outra com 5.000 latas de salsichas.

Com a marca Bom Petisco como patrocinador principal e o Grupo Rangel, a Nobre e o Banco BPI como patrocinadores, o concurso conta ainda com diversos apoios de empresas e instituições.

Desde 2013, data da primeira edição do É Preciso Ter Lata! Canstruction Portugal, já foram angariadas 80.000 latas – que se traduzem em 11 toneladas de alimentos – e foram apoiadas 75 instituições e projetos de solidariedade.