Dou.pt… a quem quer dar e receber

Inovação Social13 Outubro, 2011

A ideia para este portal de doações surgiu entre um grupo de jovens dos 24 aos 35 anos, que, embora tenham os seus próprios empregos, sentiram a necessidade de criar este projecto social, no qual trabalham a part-time

Dou.pt… a quem quer dar e receber

O dou.pt surgiu em Fevereiro deste ano e é uma Associação sem fins lucrativos para o Desenvolvimento Sustentável. No fundo, representa um portal de doações que permite ao cliente reutilizar os bens que considera desperdícios.

 

Para Pedro, um dos mentores do portal, «o ciclo de consumo continua a funcionar da mesma maneira simplista desde que a humanidade passou a fazer compras: compra, usa e deita fora». Na sua visão, integrar a reutilização no ciclo de consumo é uma tarefa primordial a ter em conta, pois vai permitir a penetração social de bens.

 

E diz mais. «Usar este serviço é do benefício tanto da oferta como da procura pois se por um lado providencia a evacuação de bens indesejados sem custos de transladação nem remorso de desperdício e pegada ambiental, por outro providencia a oportunidade única de acesso a bens úteis que dificilmente se encontrariam de outra forma».

 

Plataforma conta já com 3 milhões de portugueses

Sendo uma instituição sem fins lucrativos, o dou.pt não tem capacidade para investir em comunicação para a divulgação do projecto. Mas isso não é preocupação. O projecto tem várias parcerias em serviço de pro bono como a Agência Portuguesa do Ambiente, Caixa Geral de Depósitos, Konica-Minolta, BDO, Seegno, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação EDP.

 

«Graças a estes parceiros a nossa operação de divulgação conta hoje com um público alvo directo potencial acima de três milhões de portugueses, só estando limitados por conseguir financiamento para os materiais impressos», contou o coordenador.

 

Mais do que um site de reutilização de bens, este projecto aproxima pessoas. «Queremos contribuir para uma valorização qualitativa dos objectos oferecidos no serviço, favorecendo a percepção dos artigos como oportunidades imperdíveis em vez de artigos descartáveis, aumentando a procura», explicou Pedro.

 

A apresentação oficial do Dou.pt realiza-se já no próximo dia 31 de Outubro, naFundação Calouste Gulbenkian. Na mesma data e a fazer jus ao nome, assinala-se também o dia mundial da poupança.