Designer quer autocarro da Carris a prestar auxiliar aos sem-abrigo

Pobreza e Exclusão Social22 Outubro, 2013

Um estudante em Design de Produção do IADE quer pegar num autocarro e convertê-lo numa unidade de apoio ambulante aos sem-abrigo, avança o jornal i. A ideia surgiu no âmbito da sua tese de mestrado.

Designer quer autocarro da Carris a prestar auxiliar aos sem-abrigo

O pedido para fornecer uma viatura retirada de circulação para que possa ser transformada de forma a garantir serviços médicos, psicológicos, e despistes de doenças e de higiene foi feito à Carris.

«Terá uma área para prestar cuidados médicos e outra para apoio psicológico. Além de uma zona de banhos com serviços para troca de roupa», explicou André Silva.

Até ao momento a empresa de transportes públicos lisboeta ainda não confirmou se disponibilizará, ou não, um autocarro. «Estamos ainda à espera da resposta, com expectativa positiva», contou ao i o professor do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing de Lisboa.

O autocarro terá um depósito para armazenar água limpa e outro para a usada, cada um com 750 litros, o que permite uma média de dez banhos de sete minutos e meio. O combustível da viatura será a biodiesel, sendo que serão utilizados outros materiais recilados como a cortiça e o plástico biodegradável.

O autocarro poderá estar em funcionamento em maio para responder aos cerca de dois mil sem-abrigo na capital portuguesa.