O UAW – United at Work (Unidos no Trabalho) é o mais recente projeto de empreendedorismo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O programa procura jovens e seniores qualificados desempregados, interessados em criarem os seus próprios negócios sociais.
Os candidatos podem apresentar a sua ideia de negócio, desde que tenham um plano estratégico sólido, mas a Santa Casa vai elaborar uma espécie de catálogo de oportunidades, com mais de 60 possibilidades diferentes de negócios sociais, em áreas como a saúde, ação social, cultura e património.
Os candidatos selecionados poderão, depois, escolher a opção empresarial com o qual mais se identificarem.
O catálogo de negócios será desenvolvido em parceria com o Banco de Inovação Social (BIS), para que as ideias sejam o mais estruturadas possível e tenham maior possibilidade de serem rentáveis.
As candidaturas podem ser feitas através do site do UAW até 27 de abril – as várias possibilidades de negócios sociais disponíveis serão apresentadas a 23.
Numa primeira fase, serão selecionados 200 candidatos, mas só 120 é que vão integrar as equipas que vão desenvolver os negócios (os grupos terão, no mínimo, duas pessoas, e cinco, no máximo).
O projeto é financiado pela Comissão Europeia, que o considerou extremamente inovador, por apresentar oportunidades concretas de negócios sociais e reunir gerações para os pôr em prática. Também são parceiros do projeto a Câmara Municipal de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Beta-i, o Inatel, o ISCTE e o IEFP, entre outros.