Os cicloturistas tinham idades compreendidas entre os 7 e os 50 anos
O percurso em questão foi do Montijo a Badojoz e foi feito por estradas e caminhos secundários registados nos GPS como Ecovia 1.
A viagem, que decorreu de 2 a 9 de Julho, permitiu promover a bicicleta como forma turística e ecológica de viajar apoiando, simultaneamente, causas sociais.
A apresentadora Ana Galvão foi uma das cicloturistas e garantiu que «todos conseguiram, sem problemas de maior, fazer os cerca de 50km diários ao longo da semana».
Paulo Guerra dos Santos, engenheiro de estradas, que promoveu junto com Ana Galvão esta iniciativa, também se mostrou bastante entusiasmado com o seu sucesso. «Todos adoraram este roteiro turístico criado para ser percorrido a pedalar» e desenvolvido pelos voluntários do Ecovias de Portugal, revelou. A viagem foi também acompanhada atentamente pelos leitores do blog criado para o efeito, através do qual os visitantes poderiam fazer os seus donativos – cujo valor global ainda não é conhecido, tendo em conta que são realizados por transferência bancária.
De acordo com Paulo Guerra dos Santos, «as belas e variadas paisagens a cada etapa» e o «espírito de grupo que se foi fortalecendo dia após dia» contribuíram também para fazer desta uma iniciativa a repetir.