Estima-se que a fome afete 28 milhões de pessoas no universo de 250 milhões de cidadãos que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A corrida Juntos Contra a Fome pretende contribuir para contrariar esta realidade, financiando programas que alarguem o direito à alimentação nos países-membros da organização.
Em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a iniciativa irá angariar fundos através das inscrições dos atletas nas corridas de 5 ou 10 quilómetros, cada quilómetro corrido custa 1€. São esperados 10 mil participantes.
Mas também é possível contribuir para esta causa fora da pista de corrida, através de chamadas solidárias para o número 760 308 888, com o custo de 0,60€ (mais IVA).
O dinheiro angariado será distribuído por três programas distintos: Territórios Livres de Fome (aumentar a participação social na gestão da segurança alimentar), Crianças com Futuro (ampliar os programas de alimentação escolar, acesso à água potável e saneamento) e Agricultores Sem Fome (aumentar a produção dos pequenos produtores).
A corrida realiza-se no dia 30 de novembro, domingo. A partida está agendada para as 10h da manhã na Baía de Cascais.
A iniciativa insere-se na Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP, aprovada em 2011, que pretende promover a discussão política em torno da fome entre os estados-membros da organização.
Atualmente, fazem parte da CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial.