A iniciativa organizada pelo Montepio consiste em pôr crianças entre os 5 e os 13 anos a correrem ao mesmo tempo que angariam fundos para a Operação Nariz Vermelho que, através dos seus Doutores Palhaço leva alegria às alas pediátricas de vários hospitais nacionais.
A primeira edição da corrida realiza-se no sábado, 20 de junho, às 10h da manhã, no Estádio do Inatel, em Lisboa.
Além da realização da corrida, o evento também inclui jogos tradicionais, insufláveis e outras atividades abertas a crianças entre os 0 e os 13 anos. No entanto, a corrida só será aberta a atletas entre os 5 e os 13 anos.
Os Bâmbis (5 e 6 anos) correm 200 metros; os Benjamins A (7 a 9 anos), 300 metros; os Benjamins B (10 e 11 anos), 600 metros e os Infantis (12 e 13 anos) fazem o percurso mais longo, ou seja, mil metros.
As inscrições custam entre 8€ e 28€ (uma criança + quatro adultos) e revertem integralmente para financiar a atividade dos Doutores Palhaço.
Criada em 2002, a Operação Nariz Vermelho permite levar alegria às crianças internadas. Atualmente, tem uma equipa de 22 Doutores Palhaço e nove profissionais administrativos. Por ano, a organização visita cerca de 40 mil crianças.