A contagem decrescente já começou. A Convenção Anual do Rotary International, uma das maiores ONG do mundo, realiza-se de 23 a 26 de junho, em Lisboa
Além de reunir Rotários (nome dado aos ativistas da organização) de todo o mundo, o encontro também trará nomes de relevo na área da solidariedade social e ambiental a Portugal. Lisboa – Um Porto para a Paz, é o tema da convenção que estará centralizada na Feira Internacional de Lisboa e no pavilhão Meo Arena, ambos no Parque das Nações.
A ativista pela paz Leymah Gbowee, galardoada com o prémio Nobel da Paz em 2011 (juntamente com a atual presidente do seu país, a Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, e a ativista iemenita Tawakel Karman) é uma das oradoras do encontro. A neta de Jacques Cousteau, Céline Cousteau, também virá a Portugal em representação da fundação do avô. Assim como a britânica Jane Goodall, embaixadora da boa vontade da ONU, mais conhecida pelos seus estudos com chimpanzés. A atriz Archie Panjabi, conhecida pelo seu papel de investigadora na série The Good Wife, também estará em Lisboa enquanto embaixadora da organização no combate à poliomielite, uma das principais batalhas do Rotary.
O apresentador de TV Jorge Gabriel e o médico e professor Fernando Pádua (que foi bolseiro do Rotary) são as personalidades nacionais que vão participar na campanha publicitária que pretende alertar os portugueses para a importância da erradicação da doença.
A ONG chegou a Portugal em 1926. Atualmente, reúne mais de 3 mil membros em todo o território nacional. A nível global, o Rotary International conta com 1,2 milhões de pessoas.
A convenção não é aberta ao público em geral, só os Rotários e seus convidados podem participar mas, de acordo com a organização, irá injetar cerca de 100 milhões de euros na economia nacional.