Diariamente a Comunidade Vida e Paz distribui cerca de 150 litros de leite, a falta deste bem essencial poderá comprometer parte das ceias que as equipas de rua distribuem diariamente e também as refeições dos utentes das comunidades terapêuticas e de inserção.
Henrique Joaquim,presidente da comunidade disse à agência Lusa “que a organização precisa de apoio através de algum donativo em leite”, e acrescentou “que a missão da organização não é alimentar por alimentar as pessoas na rua, mas sim estabelecer uma relação com elas, que permita propor-lhes uma mudança de vida”.
“Mas para isso precisamos de ter alguns bens básicos que as pessoas carecem para poder fazer todo esse processo que leva às vezes bastante tempo”, explicou.Um desses bens é o leite, que nesta “altura crítica do ano” começa a falhar, adiantou o presidente da Comunidade Vida e Paz.
Os portugueses podem ajudar de várias formas: Entregar leite na sede da organização ou enviar através das embalagens solidárias (gratuitas) dos CTT para: Rua Domingos Bomtempo, 7 1700-142 Lisboa
Também podem ligar para o número 760 50 10 20 e por cada chamada doam um litro de leite ou fazer um donativo para a conta 0036 0000 9910 5505051 96.
“Agradecemos encarecidamente essa ajuda, um litro de leite que seja faz muita diferença”, sublinhou Henrique Joaquim.
Todas as noites, cerca de 600 voluntários, organizados em 54 equipas, percorrem Lisboa em quatro circuitos diferentes parando em cerca de 100 pontos da cidade.
Com esta intervenção, a comunidade pretender ir ao encontro das pessoas sem-abrigo, de forma a criar uma relação de confiança, que permita motivar as pessoas sem-abrigo a mudar de vida.
Como meio de aproximação aos sem-abrigo, os voluntários distribuem uma ceia em embalagem individualizada (duas sandes em carcaça do dia, um copo de leite ou iogurte, bolo seco e peça de fruta).
No ano passado, a Comunidade Vida e Paz distribuiu mais de 190.320 ceias, apoiou cerca de 520 sem-abrigo e recebeu 463 pessoas nas comunidades terapêuticas e de inserção.