A produção vai arrancar nos campos agrícolas de Penafiel
«Vamos poder vender cogumelos gourmetem fresco, secos ou em estado aquoso para as indústrias farmacêutica e de cosmética», contou à agência Lusa o director técnico da AANP, Miguel Neves.
De acordo com o responsável, a comercialização vai ser feita «numa linha de concorrência de mercado» e o produto vai começar a ser vendido já partir de Abril do próximo ano.
Este projecto inovador de produção de cogumelos vai criar, nos primeiros tempos, cinco postos de trabalho – um permanente e quatro sazonais -, revertendo as receitas para a AANP com vista a garantir à associação uma maior autossustentabilidade financeira.
O aumento da autossuficiência é indispensável para a instituição, visto que 40% das verbas necessárias para as suas despesas provêm de donativos, donativos estes que se têm ressentido com a crise, confessou o responsável. As restantes despesas são cobertas pela Segurança Social.
A produção de cogumelos gourmet conta com o apoio da Fundação EDP, da Universidade Católica e de diversas empresas portuguesas.
Actualmente, os dois albergues do Porto geridos pela AANP, um localizado na Rua Mártires da Liberdade e outro em Campanhã, têm capacidade para alojar 82 pessoas e distribuem, mensalmente, 15 mil refeições.