A doação é feita no âmbito da campanha «Cada Gota Conta», do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que pretende melhorar o fornecimento de água, saneamento e manutenção de fontes
Desde o lançamento do projeto, em 2006, a Coca-cola já contribuiu com 9,5 milhões de euros. A iniciativa decorreu exclusivamente no Brasil. Por cada produto vendido, parte dele revertia para a iniciativa.
Bogachan Benli, responsável pelo projeto no PNUD, afirmou que a iniciativa pode fazer uma «grande diferença para mulheres e meninas», que geralmente são as que procuram por água nas comunidades e vilarejos, para cuidar de familiares que ficam doentes devido à escassez de água limpa e higiene.
O programa «Cada Gota Conta» está implementado em 18 países e fornece financiamento para que comunidades consigam melhorar o acesso à água com qualidade e também se adaptem às mudanças climáticas.
A iniciativa tem tido também impacto na vida das comunidades agrícolas, que – através da irrigação dos seus terrenos – passam a conseguir assegurar também algum abastecimento de alimentos.
A «Caixa do Mar Negro» é outra das medidas implementadas, neste caso, com intuito pedagógico. Trata-se de um kit educativo para crianças com 50 jogos, que promove e consciencializa para a limpeza da água.