Entre os 55 candidatos ao Prémio Voluntariado Jovem Montepio, promovido pela Fundação Montepio e pela Lusitânia, o júri escolheu cinco finalistas. O vencedor foi anunciado no início desta semana no espaço Atmosfera m, no Porto.
Mentes Empreendedoras, da Acessível Ã?xito Associação; Cidadania Ambiental Inclusiva nos Jardins de Lisboa, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves; Guardiões da Biodiversidade, da MARCA – Associação de Desenvolvimento Local e U.DREAM 2015 – Um Sonho Maior, da Partículas de Fantasia Associação foram os quatro projetos que chegaram à final, juntamente com os grandes vencedores da IV edição do prémio, a Cicloficina dos Anjos, da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.
A Cicloficina, criada em 2010, funciona com o apoio de voluntários que, duas vezes por semana, ajudam ciclistas a repararem as suas bicicletas, com a contribuição de pelas doadas por particulares, lojas e oficinas.
São feitas cerca de 25 reparações por sessão, mais de cem por mês. A Cicloficina já formou seis mecânicos e consertou 120 bicicletas. Os voluntários também prestam serviços de consultadoria a autarquias e apoio a outros cicloficinas que têm surgido.
O prémio, no valor de 25 mil euros, irá ser usado para garantir a continuidade do projeto.