O projeto Liga-te ao Voluntariado vai procurar angariar voluntários para instituições sociais entre os visitantes dos centros comerciais
Mais de vinte centros comerciais de todo o país vão ter, a partir desta semana, um espaço onde as instituições de cada região podem apelar ao voluntariado, indicando as tarefas para as quais precisam de candidatos.
Lançado na véspera de se assinalar o Dia Internacional do Voluntariado (05 de dezembro), o projeto «Help Spot – Liga-te ao Voluntariado» resulta de uma parceria entre a Entrajuda e a Sonae Sierra e pretende aproveitar o elevado número de pessoas que visita os centros comerciais para ligar quem precisa a quem tem vontade de ajudar.
A presidente da Entrajuda, Isabel Jonet, explicou à agência Lusa que esta iniciativa está integrada no projeto solidário «Dar e Receber.pt», uma plataforma online que faz a ligação entre quem tem alguma coisa para dar (tempo ou bens) e quem precisa de receber.
Com este projeto, que arranca hoje no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, esta ligação ganha uma dimensão física, já que em cada um dos 21 centros comerciais as pessoas passarão a ter contacto com as instituições da sua região e acesso a informação detalhada sobre os projetos que precisam de voluntários.
Um estudo da GFK refere que apenas 4% dos portugueses realizaram trabalho voluntário em 2013 (mais 1% do que em 2010), mas este número sobe para os 26% quando são considerados os portugueses que contribuem com doação de bens (9% em 2010).
Segundo o estudo, 22% dos portugueses já colaboraram com instituições de solidariedade ou organizações não-governamentais, mas não o fazem de forma regular, enquanto 44% não estão envolvidos em qualquer atividade solidária.