Esta fundação foi a primeira a implementar este conceito na Península Ibérica e tem como principal propósito estimular o compromisso cívico como base para a mudança social
A Fundação CEBI, Fundação para o Desenvolvimento Comunitário, trabalha há mais de 40 anos com a comunidade de Alverca, apoiando diariamente mais de 3 mil pessoas que se refere à educação, à acção social e à saúde. A CEBI integra creches e escolas e também uma casa para crianças em risco, um centro de dia, um lar para idosos e uma clínica. Além disso, presta ainda serviços de apoio domiciliário.
Em parceria com o Banco Alimentar contra a Fome, esta entidade distribui cerca de 108 mil toneladas de alimentos às pessoas mais carenciadas de Alverca.
De acordo com fonte da organização, a integração nesta rede da Fundação Bertelsmann vai permitir «desenvolver ainda mais as suas valências, através da formação, assistência técnica e intercâmbio com fundações de caracter comunitário de todo o mundo. A rede também vai beneficiar com a experiência da CEBI que começou com uma pequena creche e em 43 anos tornou-se um dos maiores pilares da comunidade de Alverca».
Realizada na semana passada, a cerimónia de entrega do selo de qualidade contou com a presença de Mercedes Mosquera, responsável pela rede de fundações cívicas da Fundação Bertelsmann, e da vice-presidente da CEBI, Ana Ana Maria Baptista de Lima. Além destas figuras, estiveram ainda presents representantes de várias fundações que integram a rede de fundações cívicas da Fundação Bertelsmann, bem como o vereador da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.