Um espaço comercial localizado na cidade de Coimbra vai acolher a exposição fotográfica «Vidas Nossas», de António Figueiredo, a partir do próximo dia 5 de setembro. A mostra revela «percursos de pobreza, exclusão» e pretende «provocar a indiferença e gerar uma ocasião de discussão». A iniciativa é promovida pela Cáritas Diocesana de Coimbra.
«Com a convicção de que uma imagem vale mais do que mil palavras, este trabalho tem o intuito de revelar à sociedade rostos, vidas e percursos associados à multidimensionalidade da pobreza e exclusão nos sem-abrigo», explica a Cáritas Diocesana de Coimbra, num comunicado enviado à agência Ecclesia.
«A objetiva do fotógrafo captou perspetivas de quem já viveu na rua e de outros atores sociais que não ficam indiferentes à realidade social em mutação», referem os responsáveis pela instituição da Igreja Católica.
De acordo com a Cáritas Coimbra, os «modelos vivos» apresentados nas 15 telas representam cenários do dia a dia e «desejam ser um estímulo à transformação do posicionamento de indiferença em atitudes de responsabilização social». A mostra «Vidas Nossas» surge enquadrada no nono aniversário do Centro de Alojamento Temporário Farol.